segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO ENTREGA CRECHE FERNANDA ABREU LIMA

Unidade atende às famílias carentes de vários bairros, ampliando a oferta de vagas para crianças e facilitando a vida da mãe trabalhadora
O prefeito Rodrigo Damasceno inaugurou na noite da última sexta-feira, 31, a Creche Fernanda Abreu Lima, no bairro Triângulo. A unidade tem capacidade de atender mais de 200 crianças de até três anos com atividades lúdicas, educacionais e de movimento dentro dos parâmetros de ensino específicos para aquele público monitorados pela Secretaria Municipal de Educação (SEME).

Construída em alvenaria, a obra conta com refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha e despensa, e ampla sala de leitura. As crianças entram às 7h e saem às 17h. Ao longo do dia, recebem quatro refeições (café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde).
As crianças do Serviço de Fortalecimento de Vínculos emocionam todos os presentes catando o Hino de Tarauacá

As obras custaram pouco mais de R$ 1.451.777,15, do governo federal por meio do programa Pró Infância. O espaço, com berçário, fraldário, solário, sala de repouso, refeitório salas de aula, de leitura, de multiuso, informática, playground e anfiteatro, segue o padrão do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola.
O evento contou com a presença de secretários municipais, dos vereadores Manoel Monteiro, João Moreira, Valdor do Ó, Janaína Furtado, Maria José, Marlindo Pinheiro, além do vice-prefeito Chagas Batista, do deputado estadual Jesus Sérgio, do deputado federal Léo de Brito, da diretora da creche, Cleane Monteiro, moradores e lideranças do bairro Triângulo e a família da homenageada Fernanda Abreu Lima.
O nome da escola presta homenagem à estudante Fernanda Abreu Lima, falecida no dia 05 de Junho de 2014.
O pai da homenageada Francivaldo bastante emocionado fez a leitura da biografia de Fernanda Abreu Lima

QUEM FOI FERNANDA ABREU LIMA
Memórias de Fernanda Abreu Lima
Era uma quarta-feira, 29 de abril de 1998 quando ela nasceu. Até aquele dia não sabíamos se era menino ou menina. Uma criança linda, os seus cabelos ruivos resplandeciam ao brilho da luz. Estava viajando a serviço no dia de seu nascimento, pude vê-la somente no dia seguinte. Aquele momento foi mágico, minha primogênita, a minha princesa estava diante dos meus olhos e pude pegá-la em meus braços. Coube a mim dar-lhe o nome, eu escolhi FERNANDA.

Os dias se passaram, ela crescia e se tornava mais linda ainda, as primeiras palavras, os primeiros passos, ela era a alegria de nossa casa, a primeira neta dos avós maternos Dona Maria e seu José Guilherme, o xodó do vô Zezinho, a companhia da vó Francisca, amava e valorizava a família, como tia Rodinéia fala foi sua primeira filha, era muito querida por todos. Com 1 ano e 8 meses de idade, passamos pelo primeiro grande susto, estando na casa dos avós, ela caiu e bateu a cabeça, no dia seguinte ela não acordou no horário de costume, levamos para o hospital e foi constatado um inchaço no cérebro, e, graças a Deus, aos cuidados do Dr. Ruddy Hurtado e o favor de um amigo, o qual temos uma dívida de gratidão, nos deslocamos para Rio Branco a fim de realizar os exames e tratamento. Após 3 meses, ela retornou pra casa, curada sem sequelas e tudo não passou de um grande susto.

Cedo começou a estudar, os primeiros dias na pré-escola foram aos 3 anos e 10 meses, Eliete e Elizan foram suas primeiras professoras, o amigo Novinho era o anjo da guarda, pois tínhamos que buscá-la às onze horas, porém quase sempre chegávamos depois desse horário e ele cuidava dela no parquinho. Quando ingressou no Ensino Fundamental dava gosto de ver as notas, medalhas e diplomas de reconhecimento eram certos no fim do ano letivo.

Desde os primeiros dias de vida ela frequentou a Igreja Evangélica de Tarauacá, a Tia Luzivana foi a professora da escolinha dominical que mais incentivou sua participação em peças teatrais ecantatas, a peça dos três porquinhos foi inesquecível. Integrou durante alguns anos o grupo de louvor pequeno coração, coordenado pelo tio Miller.

Os dias passaram e Fernanda estava se tornando uma mocinha, com 11 anos de idade fizemos a primeira viagem para fora do estado, ao chegar no Rio de Janeiro, o seu olhar era de encanto.

A fase da adolescência chegou e com ela vieram as paqueras. Quando descobri que ela esta de namoro fiquei louco, não podia ser verdade, minha menina não. Foi difícil de aceitar isso.

Falar em amor, parecia que faltava algo, realmente, um amor puro brotava do ventre de sua mãe, estou falando de Elias, como ela chamava “meu irmãozinho” “minha bolinha”, viveram uma linda e breve história de amor.

Até que ela conheceu um rapaz que merece meu respeito, Jhonatas. Viveu com ele momentos de rara beleza, viveu um amor que não se explica, providência de Deus. Ele esteve com ela até o ultimo dia, até o ultimo momento, até o ultimo minuto, até o ultimo instante de vida.

Fatidicamente chegou janeiro de 2014, dia 10 de janeiro, pra ser mais preciso, recebi a mais triste e dolorosa notícia que um pai pode receber, foi diagnosticado um câncer na medula, no mesmo dia ela foi internada no hospital Santa Juliana em Rio Branco. A partir daí foram dias de muita luta. Mesmo assim, ela nunca fraquejou, estava sempre com um sorriso no rosto, mesmo em meio às lágrimas decorrentes da agressividade do tratamento, confiante na cura, enfrentava cada batalha com garra e vontade de vencer.

Mas Deus tinha planos maiores, algo que vai além do nosso entendimento, no dia 05/06/2014 ela nos deixou, foi morar no céu com Deus. Deixando um legado para os jovens de muita luta,fé em Deus, vontade de viver, de amor incondicional aos pais, de amizades verdadeiras, o privilégio de ter vivido o amor em sua plenitude.
Dona Francisca Rodrigues foi recepcionada com flores pelo o prefeito Rodrigo Damasceno e agradecida pelo os 8 anos de dedicação fraterna e solidária na Creche Criança Feliz, sendo umas das primeiras cuidadoras infantis.

Compromisso de vida
Ao realizar a entrega da primeira creche à comunidade do Triângulo, o prefeito Rodrigo Damasceno fez questão de destacar que a gestão tem um compromisso de vida com a educação infantil, pois trata-se “da mais importante política que um gestor pode implementar”.
“Se há uma coisa que me orgulha é o trabalho feito pela nossa Secretaria de Educação”, disse o prefeito Rodrigo Damasceno, ao fazer especial referência às pessoas que trabalham na creche e escolas, locais em que "a dedicação é de 100%". “Devemos estar assim, sempre com o coração aberto às boas coisas.” E o prefeito acrescenta, enfatizando que a “creche é o primeiro local de contato da criança com o ensino-aprendizagem, daí a importância desses profissionais, na qualidade e na formação das crianças.”
"Esse é um esforço que valeu a pena, por se tratar de um compromisso de vida, vamos continuar os investimentos porque esta creche que estão sendo entregue não deixa nada a desejar", afirmou o vice-prefeito Chagas Batista.

O QUE ELES DISSERAM:
“Não se pode pensar o desenvolvimento social sem pensar no desenvolvimento das pessoas. E o desenvolvimento das pessoas começa pelos pequenos”. Léo de Brito, deputado federal.
“Nós não fazemos nada sem parceria, sem colaboração. Todos tem participação fundamental para concretização deste trabalho”, Jesus Sérgio, deputado estadual.
“Somos favoráveis às coisas boas, ao sentimento de esperança no alicerce principal, que é a educação. Esta obra é excelente, onde as crianças vão estar seguras e à vontade”. Manoel Monteiro, 1° secretário da Câmara de Vereadores.
"O atual governo se diferencia por cuidar do bem estar das pessoas",afirmou Carlos Gomes, coordenador do PAR – Plano de Ações Articuladas. Para ele o prazer de criar uma escola e levar ensino de qualidade às crianças é indescritível. Com certeza a inauguração desta creche está sendo um marco para Tarauacá.
Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário