EDUCAÇÃO INFANTIL: COORDENAÇÃO MOTORA
CUIDANDO DA EDUCAÇÃO DOS BAIXINHOS DA CRECHE EM TARAUACÁ
A educação infantil abrange o ensino de crianças de zero até seis anos e
uma das habilidades que devem ser desenvolvidas durante essa fase é coordenação
motora. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor,
nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Uma série de
atividades bem elaboradas além de desenvolverem nas crianças habilidades
motoras, proporciona a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse
novo ambiente, que é o escolar.
Coordenação motora é definida como a capacidade de usar de forma
eficiente os músculos do corpo obedecendo aos comandos que o cérebro envia.
Existem três tipos de coordenação motora: a geral, a específica e a fina. Veja
como cada uma delas funciona:
Coordenação motora geral
Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos
e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os
movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que
as pessoas andem, rastejem, pulem e façam outros exercícios do mesmo tipo.
Coordenação motora específica
A coordenação motora específica permite que as pessoas
possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de
atividade. Jogar futebol e jogar basquete usam de coordenações diferentes.
Coordenação motora fina
A coordenação motora fina é responsável pela capacidade
de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no
nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e
específicos que outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é
usada para costurar, escrever, recortar ou para digitar.
O professor da educação infantil, conhecedor dessas
especificidades, deve elaborar atividades que possam auxiliar o desenvolvimento
de todas as coordenações. Para trabalhar a coordenação motora geral, músicas
gestuais e danças podem ser usadas para estimular as partes do corpo.
Rasgar papéis, modelar massinhas, ligar os pontos,
desenhar traços geométricos e pintar dentro dos limites dos desenhos são
atividades que auxiliam a evolução das habilidades motoras das crianças. No
momento em que a criança precisa ser alfabetizada, ela já deve ter o mínimo do
domínio da coordenação motora fina, para conseguir realizar tarefas simples,
como segurar o lápis de maneira correta e fazer as curvas das letras.
Por: Blog Creche Criança Feliz 2014
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